Os cuidados de férias começam em nossa casa
29 de Maio, 2024
Casa e Familía
Tome precauções. Os cuidados de férias começam em nossa casa
Regressar a casa e encontrar tudo bem, como se deixou, faz parte do conceito de férias seguras. Para isso, convém tomar precauções antes de ir de férias.
É sempre oportuno lembrar as medidas preventivas divulgadas pelo MAI e autoridades policiais, em prol de um Verão Seguro. A elas juntamos outros cuidados de férias que podem evitar más surpresas e ajudam a manter a casa segura.
A melhor forma de evitar intrusos é mantê-los na ignorância, ou seja, não lhes dar sinais de que a casa estará ou está temporariamente desabitada. Passar a informação de que vai estar fora só a quem confia é um dos cuidados de férias elementares.
1. Informe apenas pessoas da sua confiança sobre as férias
Indique onde estará e assegure-se que poderá ser contactado por elas facilmente. Neste círculo restrito, o ideal é poder incluir os vizinhos que conhece bem, confiáveis, prestáveis e atentos a qualquer situação estranha.
2. Comunique ao administrador do condomínio
Se vive num prédio, não se esqueça de informar o administrador do condomínio. Já agora, confirme se já lhe facultou os seus contactos atualizados – é uma obrigação estipulada pela lei do condomínio em vigor.
3. Avise as Forças de Segurança da sua área de residência
Forneça o seu contacto ou indique o contacto de uma pessoa da sua confiança. Opte pela discrição no transporte da sua bagagem
4. Entregue a chave de sua casa a alguém de confiança
Confie uma chave da sua casa a alguém que viva perto de si e possa acorrer a ela rapidamente
5. Recolha a sua correspondência
Peça a alguém que recolha a sua correspondência; a caixa do correio cheia denuncia ausência.
6. Movimento na casa?
Algum familiar, amigo ou vizinho pode dar movimento à casa? Por exemplo, subir as persianas durante um período do dia, mudar o carro de lugar (quando estacionado num local visível ou na via pública), estender/tirar roupa do estendal, acender uma luz
7. Sistema de iluminação inteligente
Para sugerir presença, poderá investir num sistema de iluminação inteligente, como lâmpadas que se apagam com a luminosidade do dia ou de controlo remoto.
8. Não partilhe fotos nas redes sociais
Aquela foto do spot paradisíaco para onde vai, ou depois a selfie a mostrar que está lá? Não ceda à tentação de as publicar nas redes sociais. Nunca antes e durante as férias. Se as quer partilhar, aguarde pelo regresso a casa.
Newsletter
Guia prático para a vida em condomínio
Quer saber mais sobre a sua vizinhança e arredores?
Receba as melhores dicas e novidades diretamente no seu e-mail.
Subscreva a newsletter!
Adote medidas de segurança e proteção
Há sistemas inteligentes de proteção e vigilância que pode controlar a partir de qualquer lugar e empresas especializadas em segurança, no entanto, além destas possibilidades (que exigem certo investimento), existem medidas simples que pode adotar. Algumas não só evitam problemas, como permitem poupar.
1. Alarme
Se tem alarme instalado, confirme com tempo se está a funcionar corretamente e, claro, não se esqueça de o acionar antes de sair. Deixe a alguém de confiança os códigos para o ligar/desligar.
2. Pedido de reforço da vigilância
Antecipadamente, poderá solicitar às autoridades policiais da sua área de residência o reforço da vigilância, indicando o período em que estará ausente.
3. Entradas bem fechadas
Mantenha as janelas, portadas e portas bem fechadas. Assegure-se que não há aberturas frágeis para o exterior.
4. Esconda bens e documentos
Não deixe dinheiro, bens, documentos e informação de valor à vista! Esconda-os num local seguro. Preferencialmente, retire-os de casa; confie-os a alguém ou deposite-os num cofre.
5. Desligue a campainha da porta
Desligue o som da campainha. Se alguém mal-intencionado tocar à porta, ficará a pensar que ninguém atende porque a campainha está avariada.
6. Desligue o telefone fixo
Ou reencaminhe as chamadas para o seu telemóvel. É melhor do que o telefone tocar e tocar… e ninguém atender.
7. Feche os contadores
Feche as ligações de água, gás e eletricidade. Corte pela raiz o risco de inundações, fugas de gás e curto-circuitos.
8. Desligue o quadro elétrico
Se não for possível desligar o quadro elétrico (o frigorífico está cheio e há uma luz que será mantida acesa), procure desligar os circuitos não utilizados. Retire as tomadas de alimentação de sistemas e aparelhos eletrónicos não utilizados.
Por falar em riscos, o seguro de casa está atualizado? O que lhe garante? É importante confirmar se o seu imóvel (e recheio) está protegido e o que cobre a apólice.
Newsletter
Guia prático para a vida em condomínio
Quer saber mais sobre a sua vizinhança e arredores? Receba as melhores dicas e novidades diretamente no seu e-mail. Subscreva a newsletter!
Artigos relacionados
Alugar quartos da minha casa: como fazer?
Vai alugar quartos da sua casa? Antes, veja os cuidados a ter. Aja dentro da lei e evite situações de insegurança.
6 medidas para se ter um condomínio seguro
Quando se vive num condomínio, convém adotar e aprovar, pela assembleia de condóminos, medidas de segurança contra intrusos.
Vender casa: documentos necessários
Se quer vender a casa, veja os documentos que é preciso reunir. Saiba também quais os obrigatórios para alugar o seu imóvel.