Cuidados a ter antes de comprar casa

30 de Junho, 2022

comprar casa

A compra da nossa casa é sempre um dos mais importantes momentos da vida.

Desde o impacto financeiro, por vezes o mais decisivo, à logística pessoal, profissional e familiar, existe um sem-número de variáveis que nos dificultam a vida, e a escolha perfeita no momento da decisão.

Infelizmente, na maior parte das vezes temos de abdicar de alguns dos desejos para cumprirmos outros que na nossa tabela de prioridades serão mais importantes.

Orçamento e definição das prioridades

A questão financeira complica, e de que maneira, a vida dos compradores. Assim, o mais importante na compra de casa começa por ser uma boa definição das prioridades com o orçamento que se dispõe como ponto de partida.

Exceder em demasia essas capacidades pode ser um passo em falso que mais tarde pode vir a complicar tudo o resto, caso surjam doenças, desempregos, divórcios, etc.

Crédito habitação e suas condições

Se necessita de crédito para a sua compra, importa dar o primeiro passo com essa consulta, no sentido de avaliar a sua capacidade de endividamento e assim definir os seus limites.

Hoje em dia grande parte das empresas de mediação, a que naturalmente haverá de recorrer para a sua aquisição, são também Intermediários de Crédito registados.

Podem e devem ajudar na escolha da melhor opção, em função das suas condições especificas, mas também da escolha do banco com as condições mais adaptadas à sua realidade, como por exemplo a preferência por uma taxa fixa, mais cara no início, mas mais segura em caso de subidas de taxas de juro.

Escolha da zona geográfica

Bem arrumada a questão financeira, importa saber a geografia do imóvel, procurando aproximá-lo o mais possível do local de trabalho, para poupar no tempo de deslocação diário, que ao final do mês e do ano pesa imenso no stress, em perda de horas inúteis e sobretudo na carteira, pois quanto maior a distância, maior o custo a suportar.

Requisitos importantes: exposição solar, climatização, ruído, acessos, vizinhança, segurança e acabamentos

Definidos estes parâmetros convém iniciar a busca que os cumpra, e passar a dar atenção aos pormenores que poderão fazer a diferença numa aquisição sem problemas, e que nos aporte um futuro mais agradável, no interior de uma habitação que mesmo não sendo, eventualmente,  a dos nossos sonhos, cumpra com o mínimo de conforto, climatização, paisagem.

Convêm que agrade a toda a família, pois haver membros totalmente desajustados numa habitação pode pôr em causa o bom ambiente familiar e impugnar a felicidade de todos.

É importante prestar a maior atenção a todos os detalhes, começando pela exposição solar, paisagem, nível de ruído, transportes, vizinhança, segurança do local, qualidade dos materiais e dos equipamentos, etc.

Mesmo que preencha todos os seus requisitos, reflita sempre um pouco, e compare com outras que viu. Há quem sugira que peça a opinião de amigos, mas com a experiência de 4 décadas neste mercado, não o aconselho.

Mesmo que sejam familiares próximos, as suas opiniões, na maior parte das vezes, só servem para trazer confusão e dúvidas, pois têm opiniões segundo os seus interesses que raramente são coincidentes com os reais interessados na compra, podendo gerar discorda e/ou más opções pela influência que exercem.

comprar casa

Documentação: o que pedir e consultar

Feita a escolha, não descure a verificação de toda a documentação. Confirme se quem vende tem mesmo essa prorrogativa sem qualquer condição, como uma hipoteca ou penhora.

Para efeito, exija o acesso à CPU (Caderneta Predial Urbana) e à CRP (Certidão do Registo Predial).

Na primeira, que se obtém na AT, saberá quem são os titulares, a localização, o valor patrimonial, as áreas para efeitos de IMI (Imposto Municipal de Imóveis).

Na CRP tem acesso ao cadastro de registos anteriores na conservatória, às hipotecas e/ou penhoras que existam ou existiram, e naturalmente ao atual titular.

Claro que estando a recorrer a serviços de mediação imobiliária junto de uma empresa devidamente licenciada, terá todo o apoio de um profissional que se encarregará de verificar todos esses dados e impedir que algo esteja menos bem à data da escritura, quer com a aquisição, quer com o crédito.

Habitação nova ou usada?

Voltando à habitação, principalmente nas usadas, convém estudar a necessidade de obras e a quantificação exata dos custos associados, de modo a evitar surpresas posteriores que condicionem a habitabilidade em prazos ou condições deficientes. Aí é também boa ideia consultar profissionais do ramo, ouvir as suas opiniões e orçamentos, e só depois tomar as suas decisões.

Sendo uma das decisões mais importantes da nossa vida, a não observância de todos os cuidados pode trazer dissabores que ninguém quererá ter.

Mas com estes cuidados, rodeado dos melhores e mais competentes profissionais, certamente fará a sua escolha ideal e poderá mudar de vida, viver momentos muito felizes, e sem correr riscos desnecessários.

Boas escolhas a todos e sejam felizes!

Francisco Bacelar

Vice-presidente da Direção da ASMIP – Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal

Outros artigos

Encargos com as inovações no condomínio

A colocação de rampas para uso de pessoas com mobilidade reduzida ou a instalação de gás são exemplos de obras de inovação. Saiba como são aprovadas e quem as paga.