Carregamento de carros elétricos em casa

10 de Março, 2024

Carregamento de carros elétricos em casa

Quais são as vantagens de carregar o seu carro elétrico em casa?

O carregamento do carro elétrico em casa é mais vantajoso:

1.

Pode deixar a viatura a carregar nas suas horas de descanso

Sem necessidade de deslocações frequentes a pontos de carregamento públicos.

2.

Poupa a bateria do carro

Apesar de ser mais lento, por a potência elétrica ser mais baixa, o carregamento em casa prolonga a vida do equipamento.

3.

Poupa nos custos de eletricidade

Dado que o carregamento doméstico é mais lento. Se tiver a tarifa bi-horária, carrega a viatura durante a noite e fim de semana por preços mais baixos.

4.

Não tem de celebrar contrato

Com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) para poder utilizar os pontos de carregamento da rede pública.

Que cuidados deve ter ao carregar o seu carro elétrico em casa?

1.

Perceber a carga energética necessária.

Carregar um carro elétrico comporta um considerável consumo de energia, o que pode exigir o aumento da potência contratada pelo proprietário ou arrendatário da fração. Em alguns casos, poderá passar pela montagem de um novo ramal para o prédio – neste caso, a ser pedido pelo condomínio e com aprovação pela assembleia de condóminos – que permita aumentar a potência elétrica na garagem.

2.

Nunca usar a tomada do prédio para carregar o carro.

A eletricidade do condomínio destina-se, exclusivamente, aos serviços comuns, como, por exemplo, iluminação de escadas, portão automático, elevadores, etc. Não pode ser usada em benefício próprio. O custo com o carregamento do carro é sempre suportado pela respetiva fração.

3.

Evitar tomadas convencionais.

Por norma, uma tomada simples, destinada ao uso doméstico, é insuficiente para garantir com eficiência a carga energética, por um tempo prolongado, que exige o carregamento de um carro elétrico. Além de não ser bom para a bateria da viatura, pode causar problemas no sistema elétrico.

4.

Entregar a instalação do contador a um técnico especializado.

Um bom profissional irá, previamente, avaliar a viabilidade técnica da instalação, perceber a potência energética necessária e garantir a qualidade e segurança de toda a infraestrutura.

Precisa de carregar o carro elétrico na garagem do condomínio?

Saiba quais as regras e como proceder.

Outros artigos

Assembleia de condomínio: maiorias

Assembleia de condomínio: maiorias

As decisões do condomínio são votadas e aprovadas pela assembleia de condóminos. A maioria simples faz a regra, mas há situações que exigem maiorias qualificadas e até unanimidade do valor total do prédio.

Dívidas ao condomínio: como resolver

Dívidas ao condomínio: como resolver

Em tempo de crise, algumas famílias acumulam quotas de condomínio em atraso. Quando isto acontece, ou é previsível, convém procurar soluções junto da administração do condomínio.