Limpeza da chaminé, um cuidado obrigatório

30 de Outubro, 2023

limpeza chamine

A limpeza da sua chaminé está em dia? Evite o perigo!

Ao ignorarmos a limpeza da chaminé, estamos a brincar com o fogo.

Quando o frio chegar, vai ser bom passar o serão junto à lareira acesa. Mas e se o ambiente se encher de fumo? Pior, se deflagrar um incêndio? Lamentamos ser desmancha-prazeres, mas estes são riscos reais quando não se faz a limpeza da chaminé regularmente.

Limpar a chaminé é um cuidado obrigatório.

É essencial para retirar da conduta detritos e corpos estranhos, como galhos e ninhos de aves. Além disso, remove o creosoto, uma substância altamente inflamável. Este composto químico – derivado dos gases e fumos de combustão – acumula-se nas paredes da chaminé ao longo dos anos.

Atenção, também as chaminés de cozinha não devem ser descuradas.

Quem deve limpar a chaminé?

Se integra as partes comuns do edifício, a sua manutenção é da responsabilidade da administração do condomínio.

Se pertence a uma fração autónoma, compete ao proprietário garantir a sua limpeza.

Com que regularidade?

  • De dois em dois anos, no caso das chaminés de lareiras, ou ao fim de cada duas toneladas de lenha consumidas.

  • De cinco em cinco anos, no caso das chaminés de cozinha.
chamine

Um trabalho para profissionais

A limpeza deve ser realizada por empresas e técnicos especializados, que no final terão de emitir uma declaração do serviço prestado.

Válida por dois anos, a declaração de limpeza é fundamental caso ocorra um incêndio com origem na chaminé. Servirá para provar que não houve incumprimento, nomeadamente, junto das entidades seguradoras. O Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios define que:

“A falta de manutenção das chaminés pode gerar responsabilidade civil, decorrente de factos, atos ou omissões, que causem lesões corporais e/ou materiais a terceiros ou interesses alheios”

Sugestão: se vive num prédio com muitas lareiras, fale com os seus vizinhos para, em conjunto, pedirem um orçamento de limpeza. Poderão obter valores mais acessíveis.

Também é recomendável pedir-se vários orçamentos, para se escolher a melhor relação preço/qualidade do serviço.

Com a chegada do frio, acender a lareira dá conforto à casa, mas pode convidar a entrar o perigo quando não se cumprem os cuidados de segurança. Aliás, a falta de limpeza das chaminés é uma das principais causas de incêndio em habitações no Inverno. Vamos, então, tratar da manutenção.

Outros artigos

Direitos e deveres dos condóminos

Direitos e deveres dos condóminos

Conhecer os direitos e deveres dos condóminos é essencial quando se tem uma ou mais frações num prédio. Afinal, sem normas a vida em condomínio seria complicada!