Limpeza da chaminé, um cuidado obrigatório
30 de Outubro, 2024
A limpeza da sua chaminé está em dia? Evite o perigo!
Ao ignorarmos a limpeza da chaminé, estamos a brincar com o fogo.
Quando o frio chegar, vai ser bom passar o serão junto à lareira acesa. Mas e se o ambiente se encher de fumo? Pior, se deflagrar um incêndio? Lamentamos ser desmancha-prazeres, mas estes são riscos reais quando não se faz a limpeza da chaminé regularmente.
Limpar a chaminé é um cuidado obrigatório.
É essencial para retirar da conduta detritos e corpos estranhos, como galhos e ninhos de aves. Além disso, remove o creosoto, uma substância altamente inflamável. Este composto químico – derivado dos gases e fumos de combustão – acumula-se nas paredes da chaminé ao longo dos anos.
Atenção, também as chaminés de cozinha não devem ser descuradas.
Quem deve limpar a chaminé?
Se integra as partes comuns do edifício, a sua manutenção é da responsabilidade da administração do condomínio.
Se pertence a uma fração autónoma, compete ao proprietário garantir a sua limpeza.
Com que regularidade?
- De dois em dois anos, no caso das chaminés de lareiras, ou ao fim de cada duas toneladas de lenha consumidas.
- De cinco em cinco anos, no caso das chaminés de cozinha.
Um trabalho para profissionais
A limpeza deve ser realizada por empresas e técnicos especializados, que no final terão de emitir uma declaração do serviço prestado.
Válida por dois anos, a declaração de limpeza é fundamental caso ocorra um incêndio com origem na chaminé. Servirá para provar que não houve incumprimento, nomeadamente, junto das entidades seguradoras. O Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios define que:
“A falta de manutenção das chaminés pode gerar responsabilidade civil, decorrente de factos, atos ou omissões, que causem lesões corporais e/ou materiais a terceiros ou interesses alheios”
Sugestão: se vive num prédio com muitas lareiras, fale com os seus vizinhos para, em conjunto, pedirem um orçamento de limpeza. Poderão obter valores mais acessíveis.
Também é recomendável pedir-se vários orçamentos, para se escolher a melhor relação preço/qualidade do serviço.
Com a chegada do frio, acender a lareira dá conforto à casa, mas pode convidar a entrar o perigo quando não se cumprem os cuidados de segurança. Aliás, a falta de limpeza das chaminés é uma das principais causas de incêndio em habitações no Inverno. Vamos, então, tratar da manutenção.
Outros artigos
Utilização das partes comuns do condomínio
Saiba quais as regras de utilização das partes comuns do condomínio, e as situações de exceção. Um artigo de Vítor Amaral, presidente da APEGAC.
Animais em apartamentos: regras a cumprir
Quais as condições para haver animais em apartamentos? Abordamos várias questões sobre um tema nem sempre pacífico nos condomínios.
Fundo de reserva do condomínio
O fundo de reserva do condomínio é obrigatório. Veja em dois minutos para que serve, como se forma e quais são as exigências da lei.