Ainda acredita que a gestão de condomínios é simples?

8 de Setembro, 2022

condominios

Importa desmistificar ideias feitas. A administração de condomínios é uma atividade bastante mais complexa do que à partida poderá imaginar-se.

Implica uma gestão  multidisciplinar, atenta a todas as valências: a manutenção técnica, a legislação, seguros, a gestão de equipas, gestão financeira, entre muitas outras.

O administrador de condomínio tem igualmente de se saber mover em diferentes ambientes e comunicar com pessoas cujos perfis, necessidades e opiniões são muito díspares entre si.

Destaque-se o papel que o administrador de condomínio muita vezes desempenha na relação entre vizinhos: sendo a força motriz de uma boa comunicação entre as partes, providenciando ferramentas e canais apropriados para favorecer o diálogo e resolver eventuais conflitos.

Para corresponder às expectativas de todos – proprietários, arrendatários, vizinhos e outros elementos da comunidade – precisa não só de dominar conhecimentos específicos do setor, como de “soft skills” que lhe permitam conciliar interesses e alcançar entendimentos.

condominio digital

Profissionais dotados de um conhecimento multidisciplinar e qualidades comportamentais fazem toda a diferença na vida em condomínio. Se os proprietários se interessam e intervêm no condomínio todos saem a ganhar.

Conhecimento e trabalho em rede

É fundamental que o gestor de condomínio esteja informado, mas não se espere dele “super-poderes”.

Gerir equipas competentes, delegar tarefas e desenvolver uma rede sólida de parceiros que respondam às exigências específicas de cada uma das áreas estão sempre na base do melhor desempenho.

O fundamental é que, em qualquer circunstância, se manifeste eficiência e capacidade de pronta resposta, por exemplo, no que respeita à manutenção e segurança de equipamentos, ao fornecimento de água e de energia, dos sistemas de segurança e videovigilância eo, entre outros campos.

Sem profissionalismo, a boa gestão fica em risco

Quando isso não acontece, acumulam-se más experiências e queixas de condóminos.

Como noutras áreas de negócio, há empresas exemplares e outras que nem por isso.

A existência de um conjunto de normas legais para o exercício da gestão de condomínios há muito que é pedida.

Felizmente, há novidades nesta matéria:  o Governo está a preparar a regulação da atividade das empresas do setor, que terão de cumprir uma série de requisitos para poderem estar no ativo.

Outros artigos

Assembleia de condomínio: maiorias

Assembleia de condomínio: maiorias

As decisões do condomínio são votadas e aprovadas pela assembleia de condóminos. A maioria simples faz a regra, mas há situações que exigem maiorias qualificadas e até unanimidade do valor total do prédio.