Ainda acredita que a gestão de condomínios é simples?
8 de Setembro, 2022
Importa desmistificar ideias feitas. A administração de condomínios é uma atividade bastante mais complexa do que à partida poderá imaginar-se.
Implica uma gestão multidisciplinar, atenta a todas as valências: a manutenção técnica, a legislação, seguros, a gestão de equipas, gestão financeira, entre muitas outras.
O administrador de condomínio tem igualmente de se saber mover em diferentes ambientes e comunicar com pessoas cujos perfis, necessidades e opiniões são muito díspares entre si.
Destaque-se o papel que o administrador de condomínio muita vezes desempenha na relação entre vizinhos: sendo a força motriz de uma boa comunicação entre as partes, providenciando ferramentas e canais apropriados para favorecer o diálogo e resolver eventuais conflitos.
Para corresponder às expectativas de todos – proprietários, arrendatários, vizinhos e outros elementos da comunidade – precisa não só de dominar conhecimentos específicos do setor, como de “soft skills” que lhe permitam conciliar interesses e alcançar entendimentos.
Profissionais dotados de um conhecimento multidisciplinar e qualidades comportamentais fazem toda a diferença na vida em condomínio. Se os proprietários se interessam e intervêm no condomínio todos saem a ganhar.
Conhecimento e trabalho em rede
É fundamental que o gestor de condomínio esteja informado, mas não se espere dele “super-poderes”.
Gerir equipas competentes, delegar tarefas e desenvolver uma rede sólida de parceiros que respondam às exigências específicas de cada uma das áreas estão sempre na base do melhor desempenho.
O fundamental é que, em qualquer circunstância, se manifeste eficiência e capacidade de pronta resposta, por exemplo, no que respeita à manutenção e segurança de equipamentos, ao fornecimento de água e de energia, dos sistemas de segurança e videovigilância eo, entre outros campos.
Sem profissionalismo, a boa gestão fica em risco
Quando isso não acontece, acumulam-se más experiências e queixas de condóminos.
Como noutras áreas de negócio, há empresas exemplares e outras que nem por isso.
A existência de um conjunto de normas legais para o exercício da gestão de condomínios há muito que é pedida.
Felizmente, há novidades nesta matéria: o Governo está a preparar a regulação da atividade das empresas do setor, que terão de cumprir uma série de requisitos para poderem estar no ativo.
Outros artigos
Segurança no seu prédio: 12 hábitos simples
A segurança no prédio passa pelos seus hábitos. Saiba com as 12 medidas simples que pode implementar para proteger a si e os seus vizinhos..
Despesas com obras no condomínio
Quem paga as obras no condomínio? Veja situações como obras nas áreas comuns, colocação de rampas, reparação de terraços e elevadores, etc.
Questões sobre o seguro de condomínio
Saiba mais sobre seguro obrigatório, situações cobertas, seguro coletivo e individual (fração), atualização do capital seguro e participação de sinistros.