Quais são os deveres dos condóminos?
O conteúdo apresentado é da inteira responsabilidade da APEGAC – Associação Portuguesa das Empresas de Administração de Condomínios, em resultado de uma parceria com o Vizinhos.blog.
Constituem deveres do condómino:
-
-
- Participar nas despesas com as partes comuns do prédio – com exceção daquelas cujo uso esteja atribuído só a alguns condóminos;
- Não prejudicar a segurança nem a linha arquitetónica ou o arranjo estético do prédio, quer por fazer obras novas incorretas, quer por deixar de fazer reparações necessárias;
- Não destinar a fração a usos ofensivos dos bons costumes;
- Não dar à sua fração fim diverso daquele a que é destinado;
- Celebrar e manter atualizado o seguro contra os riscos de incêndio da respetiva fração e das partes comuns do prédio;
- Exercer o cargo de administrador, ou administrador provisório, quando lhe competir por lei;
- Comunicar, por escrito, ao administrador o seu domicílio, ou do seu representante, no caso de não residir no prédio;
- Não praticar atos que tenham sido proibidos pelo título constitutivo ou por deliberação da assembleia de condóminos aprovada sem oposição.
- Quaisquer outros deveres consignados em regulamento do condomínio.
-
Despesas com obras no condomínio
Quem paga as obras no condomínio? Veja situações como obras nas áreas comuns, colocação de rampas, reparação de terraços e elevadores, etc.
Encargos com as inovações no condomínio
A colocação de rampas para uso de pessoas com mobilidade reduzida ou a instalação de gás são exemplos de obras de inovação. Saiba como são aprovadas e quem as paga.
Despesas comuns do condomínio
Como são distribuídas as despesas do condomínio, o que fazer quando um condómino não paga ou de quem é a obrigação numa casa arrendada? Veja as respostas.